31 de dezembro de 2007

O Autor

.
Luiz Fernando Cardoso
Luiz Fernando Cardoso de Oliveira é jornalista, cronista e blogueiro. Nascido em Laranjeiras do Sul (PR), em 12 de março de 1981. Passou toda a infância e adolescência em Pato Branco (PR), de onde saiu após concluir a graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade de Pato Branco (Fadep), em agosto de 2004.

Teve em 2000 sua primeira experiência em jornal impresso, como estagiário, no Diário do Sudoeste, principal jornal de Pato Branco. Retornaria ao jornal, como repórter, três anos mais tarde. Ao término da graduação, a convite do jornalista Ivo Pegoraro, mudou-se para Dois Vizinhos (PR) para ser repórter da sucursal do Jornal de Beltrão, de onde se despediu, em 2006, para encarar o desafio de um estágio como redator na emissora pública alemã Deutsche Welle, em Bonn – à época ainda assinando suas reportagens com o último sobrenome: Luiz Fernando de Oliveira.

Depois de uma rápida passagem pelo Diário do Norte, em Minaçu (GO), chegou a Maringá (PR) em 3 de janeiro de 2008 para trabalhar como repórter em O Diário do Norte do Paraná. No mesmo ano, começou a publicar em blogs (e esporadicamente em revistas) suas crônicas. Em 2009, cursou em São Paulo (SP) o Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) /Universidad de Navarra.

Na Cidade Canção, também foi editor e comentarista de telejornal na TV Maringá (Band), assessor de imprensa do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar), colaborador correspondente da Folha de S.Paulo e colaborador das revistas da Acim e ZAZ. Como representante do Rotary Club Maringá Sul, foi membro do Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE) do Rotary International na Austrália.

Em virtude de uma oportunidade como editor de Política (sua principal área de atuação no jornalismo), mudou-se de Maringá para Joinville (SC) em outubro de 2013. No jornal Notícias do Dia, foi promovido ao cargo de editor-chefe. Com o agravamento da crise financeira e o enxugamento do quadro na redação, retornou com sua esposa, Ines, da maior cidade de Santa Catarina para Maringá, em outubro de 2015, após convite para integrar novamente a redação de O Diário.

Blogueiro
Ainda antes da febre das redes sociais, LF (como é chamado por colegas de profissão) criou em setembro de 2006 seu primeiro blog para compartilhar com colegas de profissão, amigos e familiares sua primeira experiência internacional. O blog prosseguiu até o início de 2007, quando o jornalista retornou de seu estágio na Alemanha.

Empolgado com a experiência, lançou em maio de 2007 o "Café com Jornalista", que viria a se tornar seu principal blog. Primeiramente hospedado no Blogger, a página passou a ser hospedada em O Diário a partir de 2010. No entanto, o jornalista planeja relançar o blog, em 2016, em novo endereço: www.cafecomjornalista.com.  

Na blogosfera, também lançou este blog de crônicas e foi co-autor dos blogs IGE Austrália (o intercâmbio que fez pelo Rotary) e Twittingá (que reunia tuiteiros influentes de Maringá). 
.

Nenhum comentário:

Quem está na cola do LF