31 de dezembro de 2007

O Autor

.
Luiz Fernando Cardoso é jornalista e escritor. Nascido em Laranjeiras do Sul (PR), em 12 de março de 1981, cresceu em Pato Branco (PR), onde cursou Comunicação Social – Jornalismo pela Fadep, em agosto de 2004. Anos depois, em 2009, cursou em São Paulo (SP) o Máster em Jornalismo Digital pela Universidad de Navarra.

Teve em 2000 sua primeira experiência em jornal impresso, como estagiário, no Diário do Sudoeste, principal jornal de Pato Branco. Retornaria ao jornal, como repórter, três anos mais tarde.

Ao término da graduação, mudou-se para Dois Vizinhos (PR) para ser repórter da sucursal do Jornal de Beltrão, de onde se despediu, em 2006, para encarar o desafio de um estágio como redator na emissora pública alemã Deutsche Welle, em Bonn – à época ainda assinando suas reportagens com o último sobrenome: Luiz Fernando de Oliveira.

No retorno da Alemanha, teve rápida passagem pelo Diário do Norte, em Minaçu (GO), mudando-se para Maringá (PR) em 3 de janeiro de 2008. Na Cidade Canção, trabalhou como repórter e editor em O Diário do Norte do Paraná – em três passagens pelo jornal.

Em Maringá, também foi editor e comentarista de telejornal na TV Maringá (Band), colaborador correspondente da Folha de S.Paulo e editor do semanário Gazeta Democrática. Como representante do Rotary Club Maringá Sul, foi membro do Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE) do Rotary International na Austrália.

Em outubro de 2013, mudou-se de Maringá para Joinville (SC) para trabalhar no jornal Notícias do Dia. Iniciou como editor de política e, um ano mais tarde, foi promovido a editor-chefe. Com o fechamento do jornal, retorno a Maringá em outubro de 2015. 

Atualmente, é assessor de imprensa do Sismmar, free lancer da Gazeta do Povo e publica seu próprio jornal mensal, o Vê 1 Café, distribuído gratuitamente em mais de 60 panificadoras e cafeterias de Maringá.

Blogueiro
Ainda antes da febre das redes sociais, LF (como é chamado por colegas) criou em setembro de 2006 seu primeiro blog para compartilhar com amigos e familiares sua primeira experiência internacional. O blog prosseguiu até o início de 2007, quando o jornalista retornou de seu estágio na Alemanha.

Empolgado com a experiência, lançou em maio de 2007 o "Café com Jornalista", que viria a se tornar seu principal blog. Primeiramente hospedado no Blogger, a página passou a ser hospedada em O Diário a partir de 2010. O Café com Jornalista deve ser relançado em 2019, em novo endereço.

Escritor
Em março de 2018, Luiz Fernando Cardoso publicou seu primeiro livro, "Orfeu e Violeta: E outras histórias lá de Pato Branco". No mesmo ano, publicou outro e-book, "Quero Café! Crônicas de uma saudosa redação de jornal", também com venda exclusiva pela Amazon. O terceiro e-book de crônicas da trilogia é aguardado para 2019.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de comentar, aproveite para compartilhar a crônica com seus amigos!