31 de dezembro de 2007

O Blog

.
O "Blog do LF – Crônicas e Contos" é o terceiro dos blogs criados pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso, autor dos textos aqui publicados. Foi inaugurado em dezembro de 2008, por sugestão de colegas de redação, que aconselharam o cronista a expor sua produção a um número maior de pessoas e não apenas aos amigos mais próximos.

Nem todos os contos e crônicas escritos foram publicados, mas os que o foram já somam mais de cem textos, a maioria deles com uma veia cômica. No universo das crônicas, os escritores Luis Fernando Verissimo e Fernando Sabino (1923-2004) foram os que mais influenciaram Luiz Fernando Cardoso – que, além de Sabino e Verissimo, é fã de carteirinha de Ernest Hemingway (1899-1961).

Este blog teve seu melhor momento entre 2009 e 2010, com mais de 70 crônicas publicadas. Por alguns anos, por questões profissionais, LF fez uma pausa nas crônicas. Contudo, em 2018, retomou a escrita em seu gênero literário favorito.


Antigo cabeçalho do blog de crônicas, inaugurado em 2008.

ENTENDENDO O BLOG
Para facilitar a leitura, o blog traz na barra de menu subdivisões por gênero (crônicas e contos); textos temáticos envolvendo viagens; notas da área literária (notícias); informações sobre autor e blog; e links para os textos mais vistos e comentados. No menu, o ícone ||| remete à página inicial.

Ao término de cada postagem, o leitor encontra marcadores (tags) para assuntos relacionados, lista de ícones para compartilhamento (Twitter, Facebook etc) e leitores conectados ao blog (membros) na aba "Quem está na cola do LF". E por fim, algumas postagens trazem a informação sobre sites, jornais e revistas onde os contos e crônicas foram republicados.

Na coluna lateral (sidebar), além de informações sobre o autor, é possível saber o número de leitores online e de onde estão sendo feitos os acessos, clicando no mapa mundi. Logo abaixo, em "Arquivo do blog", todas as postagens podem ser conferidas a partir do mês em que foram publicadas. Outro detalhe interessante é a seleção de escritores recomendados por LF, na aba "Seletos cronistas".


POSSO REPRODUZIR?
Não sem autorização. A reprodução de textos do blog (na íntegra) é permitida somente com consulta prévia ao autor. A reprodução parcial é permitida sem autorização desde que concedidos os devidos créditos (nome completo do autor e link para a postagem republicada).

O uso para fins comerciais não é permitido, a não ser com permissão do autor por escrito (e-mail, por exemplo). Para contatos, escreva para blogdolf@gmail.com e lf.jornalista@gmail.com ou, ainda, para o twitter @LF_jornalista.

A foto de capa do blog foi tirara por Luiz Fernando Cardoso em
Colônia do Sacramento (Uruguai), em junho de 2015.

TEXTOS TRADUZIDOS
Em 2011, como meio de tornar as crônicas e contos acessíveis a um público maior, o autor criou o blog "Translated by Friends", por meio do qual seus amigos bilíngues e poliglotas pudessem traduzir voluntariamente alguns dos textos para outros idiomas. A primeira crônica a ser traduzida foi Acre Conspiracy ("A Conspiração - ACREdite", no original), num belo trabalho da competente jornalista Vanessa Pohlmann.

LF espera ser surpreendido com novas traduções, visto o bom número de amigos que, fora o inglês, falam francês, espanhol e alemão. Este autor considera a tradução de uma crônica como um ótimo presente de aniversário (risos). #ficaadica




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de comentar, aproveite para compartilhar a crônica com seus amigos!