27 de setembro de 2019

'Nas Curvas de Maringá' na Amazon e na imprensa

.
A sétima maior cidade do Sul do Brasil, com 423 mil habitantes, é palco do terceiro livro do jornalista Luiz Fernando Cardoso. Com aquele toque de humor e de crítica inerente às boas crônicas, “Nas Curvas de Maringá: Amizades e paqueras na mais bela cidade do Paraná” traz reflexões sobre sonhos, relações amorosas, ditados populares, frustrações da vida, crises econômicas, vícios, sexualidade e política. Há também espaço para a eterna luta contra o peso (para alguns, beber água engorda), as teorias conspiratórias como a existência do Acre e, claro, a tietagem das musas do autor – Ana Paula Arósio, em especial. A analogia entre as curvas da cidade e as curvas femininas aparece, de forma indireta, em inúmeras partes do livro.

São 27 crônicas convidativas, sendo “Eu e Maringá” a única inédita. As demais foram publicadas, entre 2009 e 2013, no blog do jornalista. Consta da seleção a crônica “Arroz com Fungos”, selecionada no 3º Concurso Literário Conto Brasil – Minicontos e publicada pela Editora Trevo, em agosto de 2019, na antologia “Conto Brasil” (Vol. 3).

“Nas Curvas de Maringá” é o terceiro livro de crônicas da trilogia de Cardoso. Publicados em 2018, “Orfeu & Violeta: E outras histórias lá de Pato Branco” e “Quero Café! Crônicas de uma saudosa redação de jornal” abriram a série. Não deixe de ler.


Com esse texto de apresentação, publiquei na Amazon meu terceiro e-book de crônicas. Nos dias subsequentes, o livro foi assunto na imprensa maringaense, que deu aquela força na divulgação. Isso inclui o Jornal do Povo (imagem acima); os portais de notícias GMC Online, O Fato Maringá, Manchete; os blogs do Rigon e do Lauro Barbosa, entre outros. Todos bons amigos, com os quais tomaria aquele cafezinho preto passado na hora.

Não é fácil vender livros. Nunca foi, em especial num país de pouca leitura e muitos analfabetos funcionais. Quando falamos de livros independentes, ainda por cima digitais, a situação complica. Sabe aqueles vendedores da enciclopédia Barsa ou mesmo da Bíblia que batiam de porta em porta? Há mais chance de venda naquela forma de abordagem do que em convencer as pessoas a lerem pela primeira vez um e-book.

Mesmo sendo possível acessar o e-book no Kindle, PC, tablet e celular, "Como faz para ler?" ainda é a pergunta mais recorrente quando menciono o novo livro. Isso me levou a escrever, em agosto de 2018, após a publicação de "Quero Café!", o tutorial "Como ler um e-book" (relembre aqui).

Por isso, decidi que os próximo passo literário será a publicação do primeiro livro da trilogia, "Orfeu & Violeta", em versão impressa. Quem sabe até o Natal. De momento, fica o convite para a leitura de "Nas Curvas de Maringá". Saudações aos seguidores do blog!
.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de comentar, aproveite para compartilhar a crônica com seus amigos!