18 de setembro de 2009

Seleção das melhores crônicas do LF

.
Incentivado por colegas de redação, lancei oficialmente este blog de crônicas em 28 de novembro de 2008, data de uma postagem teste com fotos da Groenlândia (não me peçam para explicar o porquê da Groenlândia). Desde então, foram 49 postagens (contando com esta)... crônicas, em sua grande maioria.

Algumas poucas já ilustraram páginas de jornais, porém, a grande maioria ficou presa ao virtual. Desse detalhe, surgiu a ideia de dar "vida" a alguns dos textos publicados neste blog. As 12 melhores crônicas, com data anterior a 18 de setembro, vão compor um livreto "artesanal" – como será e qual o propósito? Prometo explicar mais adiante – ao final de um processo de seleção que incluirá três etapas.

A primeira etapa já foi realizada e resultou nas 25 melhores crônicas do blog, na opinião do próprio autor. A segunda etapa, lançada agora, consiste da votação dos leitores (ler regras abaixo dos links) em seus textos preferidos. Dessa votação, em pontuação acumulativa com a primeira etapa, restarão 17. Na terceira e última fase, cinco jornalistas darão nota a cada uma dessas 17, elegendo, assim (e considerando o desempenho das fases anteriores) as 12 melhores crônicas deste blog.

Classificadas pelo número de comentários (ao lado do respectivo título), até esta data, e por avaliação do autor, as 25 melhores crônicas estão abaixo relacionadas:

Setembro
001 Um tweet de Ana Paula / 11
002 Vinte dias com Angela / 6
003 Uma linda mulher / 8

Agosto
004 Namorei a Paulista / 9
005 Enfim, habilitado! / 11

Julho
006 Um pesadelo com Michael Jackson / 8
007 Graças a Pink Floyd / 10
008 A turma da 6ª Série / 6

Junho
009 Cobain e o universo feminino / 10
010 A lucidez de Barack Pandeiro / 7

Maio
011 Azar no jogo... / 8
012 Canáááááááários! / 10

Abril
013 Sensação na calada da noite / 5
014 Do que as mulheres gostam / 7
015 O Polo Norte, o bilhete e o fim das férias / 5

Março
016 O melhor bolo de aniversário / 4

Fevereiro
017 Um orkut para Daibert / 7
018 O apóstolo e os fugitivos / 6
019 Vinte e tantos mais um / 7
020 O que MacGyver faria? / 4
021 O universo hiper-realista de Gabriel T. / 8
022 Para marcar a mente e o coração / 6

Janeiro
023 Orfeu e Violeta / 13
024 Uma "diliça" de madrugada / 10

Dezembro
025 Uma reportagem e um colega para não esquecer / 3

Como votar
Os leitores devem deixar sua opinião nesta postagem, em comentário assinado com o nome completo e cidade de origem. Opiniões anônimas ou repetidas, neste caso, serão desconsideradas. O votante deve escolher sua crônica favorita (citando corretamente o título ou o número) e, além disso, nominar outras três de sua preferência.

As crônicas apontadas como favoritas receberão 3 pontos. As crônicas preferidas (aquelas outras três) terão peso 1. Os pontos serão somados ao número de comentários obtidos por cada crônica até esta data. A avaliação do leitor poderá ser feita até 30 de setembro, uma quarta-feira. Após essa data, não serão permitidos novos comentários.

Um dos participantes será presenteado, mediante sorteio, com cópia do livreto de crônicas deste blog. Não é nada demais, mas é uma singela maneira de agradecer o incentivo dos seletos leitores do Blog do LF. Sem o apoio de todos que leem - e comentam - certamente eu já teria desistido.

Votem e divulguem esta seleção!
.

10 comentários:

LF Cardoso disse...

Como votar

Os leitores devem deixar sua opinião nesta postagem, em comentário assinado com o nome completo e cidade de origem. Opiniões anônimas ou repetidas, neste caso, serão desconsideradas. O votante deve escolher sua crônica favorita (citando corretamente o título ou o número) e, além disso, nominar outras três de sua preferência.

As crônicas apontadas como favoritas receberão 3 pontos. As crônicas preferidas (aquelas outras três) terão peso 1. Os pontos serão somados ao número de comentários obtidos por cada crônica até esta data. A avaliação do leitor poderá ser feita até 30 de setembro, uma quarta-feira. Após essa data, não serão permitidos novos comentários.

Luana Caroline disse...

Na minha opinião o livreto deveria conter todas estas crônicas, pois é complicado escolher as doze melhores dentre elas.

Porém, meus votos são:
1 - Orfeu e Violeta
2 - Uma reportagem e um colega para não esquecer (MARAVILHOSAAAA)
2 - Vinte dias com Ângela
2 - Uma Linda Mulher

Note que repeti por três vezes o número dois, na verdade a vontade era repetir por quatro vezes o número 1!

Agora trate de sortear meu nome, hein!

Sucesso.

Luana Caroline Alves de Oliveira
Pato Branco - PR.

Aleta Dreves disse...

ah LF muito complicado isso! faz uma enquete é mais fácil!

Aleta Dreves disse...

tá bommmmmmmmmmmmmm

primeiro lugar Azar no jogo...

segundo Orfeu e Violeta

terceiro Um tweet de Ana Paula

@joaocoliveira disse...

Como 12 contos perigrinos do Gabriel G. Marquez.

Bem, vamos aos votos:


1 - Uma linda mulher
2 - Orfeu e violeta
3 - Cobain e o universo feminino

Renatha Pierini disse...

Bom...

1- Namorei a Paulista
2- Cobain e o Universo Feminino
3- Orfeu e Violeta

LF Cardoso disse...

ATENÇÃO AMIGOS!

Reforço o modelo de votação. Tal como fez Luana Caroline é o correto. Peço para que votem em uma crônica como sendo a favorita. A ela, 3 pontos. E mais outras TRÊS secundárias, que receberão 1 ponto cada. Sendo assim, Aleta, João e Renatha ainda poderiam eleger mais uma crônica para receber 1 ponto!

Do autor, aquele abraço!

Luana Caroline disse...

eu sou o máximo!!!!

hauahauahauhauahhauahaa

Continuo achando que deveria publicar todas as cronicas!

Anônimo disse...

Vamos aos meus votos

Favorita: Sensação na calada da noite

Segunda: Canáááaários

Terceira: Um Orkut para Daibert

Quarta: Orfeu e Juliana.

Andréa.

LF Cardoso disse...

Encerrada a votação!

Agradeço Luana Caroline, Aleta Dreves, João Paulo Oliveira, Renatha Pierini e Andréa Tragueta pela participação (muito importante).

Na próxima postagem, divulgo a lista de crônicas que seguem para a avaliação dos jornalistas (e o nome dos jornalistas). Novos comentários neste texto não são mais permitidos.

Abraço.

Quem está na cola do LF